Translate this Page




ONLINE
1




Partilhe esta Página



Get the Flash Player to see this player.

Um site feito para você



Total de visitas: 1772
Barbacena - MG
Barbacena - MG

Histórico e características

Barbacena é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 21º13'33" sul e a uma longitude 43º46'25" oeste. De acordo com o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 126 325 habitantes.

É um grande produtor de frutas e de flores. Se destaca como centro de ensino, com expressiva influência regional, tendo também um comércio diversificado. Barbacena fica na Serra da Mantiqueira. Dista 169 quilômetros da capital do estado, Belo Horizonte. O município, com 788,001 quilômetros quadrados, ocupa o sítio de um antigo aldeamento de índios puris, na região conhecida como Campo das Vertentes.

Características

Barbacena é conhecida em todo o Brasil e também no exterior como a "Cidade das Rosas", em função da grande produção local desta flor. No Brasil, o município também é conhecido como a "Cidade dos Loucos", pelo grande número de hospitais psiquiátricos instalados no local. A cidade atraiu esses manicômios em decorrência da antiga ideia, defendida por alguns médicos, de que seu clima ameno, com temperaturas médias bem baixas para os padrões brasileiros, faria com que os doentes mentais ficassem mais quietos e menos arredios, supostamente facilitando o tratamento.

O município possui parque de exposições e um aeroporto com aeroclube.[6] É sede do Nono Batalhão de Polícia Militar, da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais. Abriga estabelecimentos de ensino como a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, o Instituto Federal do Sudeste de Minas - Barbacena, a Escola de Hotelaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, o Colégio Imaculada Conceição, a Universidade Presidente Antônio Carlos, a Universidade do Estado de Minas Gerais, o Centro de Estudos Superiores Aprendiz e duas escolas da Rede Salesiana de Escolas (Instituto Maria Imaculada e Instituto Tenente Ferreira). Possui mais de trinta bibliotecas, cinco associações culturais e a Academia Barbacenense de Letras. Na cidade, também encontram-se escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais, do Departamento de Estradas de Rodagem e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Além da intensa produção de frutas europeias e de rosas, exportadas para o país e o exterior, Barbacena é centro de pecuária, agricultura e da indústria de tecelagem.

Histórico

Barbacena teve por origem uma pequena aldeia de índios Puris, firmada por jesuítas junto às cabeceiras do rio das Mortes, no sítio então denominado, pelas primeiras bandeiras que penetraram no território das Minas Gerais e Borda do Campo. Esses indígena, pertencentes à nação tupi, habitavam a zona do Campo, desde a Mantiqueira, e tinham por vizinhos, a leste, os Coroados, e, ao norte, os Carijós. Tendo vindo do sul eles se espalharam pelas regiões de Queluz e Congonhas do Campo. Os últimos representantes desses aborígines desapareceram em meados do século XVIII.

Os primeiros povoadores da região foram paulistas e portugueses, procedentes, na maioria, de Taubaté. Transpondo a Mantiqueira pela garganta do Embaú (hoje cruzeiro), desbravaram os sertões e estabeleceram-se no território, dedicando-se de início à mineração e, em seguida guando já se encontrava aberto o Caminho Novo, também chamado “das partes de São Paulo” ou do Rio Grande, à lavoura e criação de gado. Essa empresa foi iniciada pelo Capitão Garcia Rodrigues Paes Leme, em 1698, e determinada com o auxílio de seu cunhado, o Coronel Domingos Rodrigues de Fonseca Leme, então já estabelecido na fazenda da Borba do Campo. Como recompensa receberam ambos vários títulos, privilégios e diversas sesmarias ao longo de Caminho Novo, aberto por eles.

Como cobrador das entradas e provedor dos quintos, o Coronel Rodrigues de Fonseca Leme estabeleceu nas terras de suas sesmarias o Registro da Borda do Campo, depois chamado Velho e, mais tarde, do Padre Manoel Rodrigues. Vendida a fazenda em 1724 a Matias Domingos e a Francisco da Costa, retirou-se o Coronel Fonseca Leme para São Paulo, onde faleceu em 1738.

A primeira freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo foi criada em 1725 pelo quarto Bispo do Rio de Janeiro, Frei Antônio de Guadalupe. Foi seu primeiro vigário o Padre Luís Pereira da Silva e teve por sede provisória, até 1730, a capela da Borba. Daí a sede da freguesia foi transferida para a chamada Igreja Nova, a atual Matriz de Barbacena. A conclusão da Matriz data de 1764. Terminadas porém as primeiras obras, foi ela entregue ao culto a 27 de novembro de 1748. Em torno da Matriz foi-se formando desde o inicio de sua construção o antigo arraial da Igreja Nova. Por sua vantajosa posição comercial entre o caminho novo e o velho, que ligavam Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso ao Rio de Janeiro, o povoado foi prosperando. Em 14 de agosto de 1791 foi elevado à categoria de vila pelo Governador da Capitania, Visconde de Barbacena (donde a denominação), desmembrando seu território dos termos das vilas de São José e São João del Rei.

Em representação dirigida ao Príncipe Regente D.Pedro, a 11 de fevereiro de 1822, vila de Barbacena foi proposta para capital, sede da Monarquia portuguesa, então em crise, oferecendo-se os barbacenenses para lutar em defesa do Príncipe Regente, que nessa ocasião, havia recorrido aos mineiros. Mereceu Barbacena então o título de “nobre e muito leal”, conferido pelo primeiro Imperador, pelo Alvará de 17 de março de 1832.

Pela Lei provincial de 9 de março de 1840, Barbacena recebeu foros de cidade, juntamente com a Campanha da Princesa, Paracatu e Minas Novas.

O município de Barbacena, que a princípio confinava com a província do Rio de Janeiro, pertenceu à comarca do Rio das Mortes até 1833. Sede da Comarca do Paraibuna, novamente criada, teve como seu primeiro Juiz de Direito o Dr. Francisco de Paula Cerqueira Leite.

De acordo com a divisão territorial vigente em....31-XII-1955, o Município de Barbacena é composto de 5 distritos: Barbacena, Correia de Almeida, Padre Brito, Senhora das Dores e Pinheiro Grosso.